O museólogo dedica-se à classificação, à conservação e à exposição de peças de valor histórico, artístico, cultural e científico...

0 Comments
   


   O museólogo dedica-se à classificação, à conservação e à exposição de peças de valor histórico, artístico, cultural e científico. Sua missão é transmitir conhecimentos e desenvolver ações culturais por meio de acervos. Além de planejar e executar tarefas de documentação, arquivamento e conservação de objetos, ele faz aquisições, administra coleções e promove intercâmbio de peças com outros museus. Atua no planejamento, gestão, execução e acompanhamento de projetos e políticas vinculados ao patrimônio natural e cultural. Organiza mostras e exposições, analisando a melhor forma de apresentar as peças, de acordo com o interesse do público. Pode atuar em universidades, centros comunitários e sítios arqueológicos.

MERCADO DE TRABALHO 

   O setor ganhou impulso com a criação, em 2009, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Política Nacional de Museus. O objetivo é aumentar a visitação e a arrecadação, incentivar políticas de compra e preservação de acervos e, ainda, criar instituições em municípios pequenos, favelas, áreas quilombolas e indígenas. Essas iniciativas públicas devem trazer mais investimentos para o setor e aumentar a demanda pelo museólogo. O avanço das políticas públicas, como o programa Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), também fortalece o campo da museologia. “O aumento de vagas em cursos de Museologia aponta a ampliação de um mercado profissional e das atividades nessa área”, diz Antonio Motta, coordenador do curso de Museologia da UFPE. O museólogo pode atuar na gestão de centros culturais, centros de memória e memoriais. a maior demanda é na área de preservação de obras e documentação. As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro são as que mais oferecem vagas. Na Bahia e em Minas Gerais, o museólogo encontra boas ofertas, na preservação do patrimônio histórico. 
Salário : R$ 3.121,03 por 20 horas semanais (fonte: Conselho Federal de Museologia).

CURSO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL :







You may also like