Hello mundo, hoje vamos conhecer um clássico romance do século XX denominado Lolita, que inspirou até mesmo novelas aqui no Brasil.  ...

0 Comments
Hello mundo, hoje vamos conhecer um clássico romance do século XX denominado Lolita, que inspirou até mesmo novelas aqui no Brasil. 



   A história é baseada em um livro de mesmo nome, que inicialmente não foi bem-recebido; uma revista pensou em publicar trechos, mas foi desaconselhada por advogados. No início de 1956, sua sorte mudou. Graham Greene havia colocado Lolita entre os melhores livros de 1955 numa edição do Sunday Times. A repercussão cresceu; em agosto de 1958, foi finalmente publicado nos EUA. Em setembro, alcançou o primeiro lugar na lista de mais vendidos. O sucesso faria com que Nabokov deixasse de dar aulas para viver apenas de sua literatura. - Compre o livro AQUI.


   Em 1947, um professor de meia-idade (Jeremy Irons) de origem inglesa vai lecionar literatura francesa em uma pequena cidade da Nova Inglaterra e aluga um quarto na casa de uma viúva (Melanie Griffith), mas só realmente decide ficar quando vê a filha (Dominique Swain) dela, uma adolescente de doze anos por quem fica totalmente atraído. Apesar de não suportar a mãe da jovem se casa com ela, apenas para ficar mais próximo do objeto de sua paixão, pois a atração que ele sente pela enteada é algo devastador. A jovem, por sua vez, mostra ser bastante madura para a sua idade. Enquanto ela está em um acampamento de férias, sua mãe morre atropelada. Sem empecilhos, seu padrasto viaja com sua enteada e diz a todos que é sua filha, mas na privacidade ela se comporta como amante. Porém, ela tem outros planos, que irão gerar trágicos fatos.


   Muitos não sabem mas a novela Verdades Secretas tão famosa aqui no Brasil, e até mesmo fora do país foi inspirada em partes na trama do livro/filme Lolita. Na época da gravação a atriz principal que interpreta Lo tinha somente 15 anos, o que dificultou as cenas mais ousadas - que foram gravadas todas com travesseiros separando a atriz do outro ator!
  Lolita é considerado por muitos um clássico, mas vem com muitas controvérsias como abuso sexual, prostituição, amores impossíveis que causam grandes discussões até hoje. AQUI você confere um link para assistir o filme legendado - na versão de 1997 que em minha opinião é a melhor.


You may also like